Mostrar as belezas da Amazônia através de uma aventura, percorrendo trajetos e trilhas que nos levem a visualizar a diversidade local, suas características e a cada episódio, mostrar um fruto típico da região, sua cultura e como é utilizado na culinária regional, nesta floresta que é considerada o pulmão do mundo. Em um barco especialmente adaptado com uma cozinha/estúdio, a apresentadora e chef Ana Luiza Trajano irá percorrer regiões onde as frutas são cultivadas, fará as trilhas de forma a apresentar a Amazônia, conversará com biólogos, e principalmente com moradores daquela região.

A intenção é colher curiosidades, “causos”, conhecer mais sobre a relação dessas pessoas com as frutas para entender a sua importância, sabores, valor econômico e a relação com o meio ambiente. Assim como pode ser visto na extensa obra de Silvestre Silva, consultor do projeto, onde há uma quantidade infinita de informações que aparecem ao percorrer o trajeto. Ou seja, trata-se de uma aventura na qual as pessoas da região são o ponto forte.

O interessante nesse formato é que além de ouvir o lado dos moradores, dos índios ou personagens locais, as lendas e estórias que estão no imaginário coletivo, iremos ouvir também o ponto de vista técnico científico. Desta forma, apresentaremos a visão folclórica, científica e gastronômica.
Depois de falar com moradores da região, conhecer os costumes, curiosidades locais e personagens, a apresentadora Ana Luiza Trajano irá preparar um prato na cozinha do barco durante o próprio percurso pelos rios amazônicos. Sempre interagindo com pessoas da comunidade.

A gastronomia entrará no programa como pano de fundo. Não se trata de uma chef passando uma receita, utilizando uma bela e bem estruturada cozinha, e sim a chefe em uma cozinha com aspecto mais rústico, montada dentro do barco do programa enquanto viaja pela região Amazônica. Ao mesmo tempo conhece novos temperos, usos peculiares destas iguarias e novas formas de cozinhar determinados pratos. Esse será o motivo da aventura.

O trajeto com dicas de viagem, informações sobre as frutas, as receitas, bem como o modo de prepará-las, estarão disponíveis depois do episódio no site, fan page e instagram do programa e um aplicativo onde poderemos ter um glossário sobre as frutas brasileiras tornando-se desta forma, um produto transmídia.
Um outro diferencial do programa é a fotografia. Existe uma grande preocupação com a estética. Mostrar planos bonitos do trajeto, das árvores, da exuberância da Amazônia, das frutas e principalmente, da feitura dos pratos. É essencial deixar os expectadores com água na boca, apetite appeal é a proposta.

Ficha Técnica

Produção: Mistura Fina produções
Apresentação: Ana Luiza Trajano
Direção geral e prod Executiva: Galileu Garcia Jr
Consultoria: Silvestre Silva
Roteiro: Leonardo Curcino
Fotografia: Carlos Zalasik
Montagem: Itaoa Lara

Assista ao piloto do projeto